Espetáculo "É o Ó"

APRESENTAÇÃO

O espetáculo “É o Ó” tem como base o humor do circo tradicional, portanto, é dirigido aos públicos de todas as idades. É composto por várias esquetes e reprises tradicionais circenses, com foco no jogo de trio de palhaças. A pesquisa do trio se baseia no jogo de autoridade e poder entre as três palhaças. Segundo Dario Fo, no mundo clownesco há duas possibilidades: dominar ou ser dominado. No trio temos a figura do branco como aquele que dá ordens, aquele que insulta, que manda e desmanda, o chefe; temos também, como contraponto a figura do augusto, aquele que é completamente submisso, o bode expiatório, atrapalhado, inapto a realizar as coisas mais simples. E entre esses dois extremos, encontramos a figura do contra augusto, aquele que é capaz de transitar entre os dois, se encontrando ora ao lado do branco, ora ao lado do augusto, permitindo maior possibilidade de jogo.
Buscamos, assim, nos aprofundar nas características  da personalidade de cada palhaça, tendo como eixo condutor a relação de poder. Essas características dão o tempero do jogo e das provocações entre as três.
A palhaçaria clássica é um universo masculino. As reprises e entradas circenses sempre foram elaboradas e realizadas por homens. Palhaço, no mundo do circo antigamente, não era lugar de mulher. E como tudo que é vivo muda, hoje temos no Brasil grandes palhaças que lutaram e estão lutando para dividir este espaço com os homens. Mulheres que estão criando um novo pensa­mento e um novo humor na linguagem clownesca.
No entanto, como negar essa história maravilhosa que temos, onde reprises já foram executadas milhares de vezes e chegam até nós com uma inegável eficácia cômica? E por que não beber na fonte clássica, como ponto de partida para uma nova dramaturgia clow­nesca? Partindo dessas inquietações, a Cia do Ó busca criar uma dramaturgia onde seja possível a transposição de re­prises clássicas para o universo feminino, trazendo os clássicos da palhaçaria circense, valorizando uma parte importante da cultura nacional e da tradição do Circo.


SINOPSE


O espetáculo É o Ó é um show de variedades cômicas, inspirado nas reprises clássicas de circo, vividas aqui por três mulheres palhaças. Construído para espaços alternativos, tem como cenário uma estrutura com cortina, representando uma boca de cena circense, criando um pano de fundo com espaço para entradas e saídas e um nicho lateral para posicionamento da banda e instrumentos musicais. A música é executada ao vivo e também com uma trilha gravada.
O espetáculo inicia com um pequeno cortejo chegando pela plateia. As palhaças entram tocando ao vivo e intercalam a música com pequenas cenas cômicas, numa interação direta com o público. Em seguida apresentam esquetes clássicas interligadas por jogos cênicos de relação entre branco, augusto e contra augusto. As esquetes tradicionais utilizadas são: “Piano”, “Com uma mão só” e “Trio de bailarinas palhaças”. Além delas, também consta no roteiro uma paródia do ballet clássico “A morte do Cisne” e ainda um número de malabares com paninho chinês com a participação da plateia.

FICHA TÉCNICA

Direção • Fernando Sampaio
Roteiro • Val de Carvalho
Direção Musical • Fernando Paz
Elenco • Juliana Ferreira, Luciana Viacava e Val de Carvalho
Produção •Cia do Ó
Figurino e Adereços • Cia do Ó
Cenário • Inês Sacay
Fotos  • Lígia Jardim

contatociadoo@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário